É fundamental realizar a avaliação e o cálculo da energia incidente em qualquer sistema elétrico. Essa análise deve ser feita, preferencialmente, ainda na fase de projeto, pois afetará a especificação dos equipamentos elétricos de manobra e proteção, além das vestimentas de proteção individual e coletiva a fim de proteger o usuário e o operador contra os riscos do arco elétrico. Todo esse processo deve ser feito observando as normas regulamentadoras vigentes, as normas nacionais da ABNT e ainda as diretrizes internacionais.
Objetivo
Permitir a atualização técnica para profissionais frente às novas mudanças introduzidas com a revisão das principais normas que regem o mercado de instalação, manutenção, operação e demais serviços envolvendo eletricidade. Principalmente fazendo a correlação entre o atendimento da revisão das normas NFPA 70E-2021, OSHA 1910-269 e ANSI C2-2017 com as normas técnicas brasileiras em vigor.
Público-alvo
Todos os profissionais; técnicos, engenheiros, tecnólogos; que trabalhem diretamente com serviços de instalação, manutenção ou operação de sistemas elétricos industriais e de potência (SEP) nas fases de distribuição e geração de energia.
Método de aula
As aulas serão ministradas de forma online e ao vivo pela plataforma Zoom, o que permite maior interação entre os participantes e o professor.
Aplicação de exercício prático sobre dimensionamento específico para cada tipo de instalação com valores práticos.
Material didático e de apoio:
- Apostila das aulas em formato eletrônico;
- Planilha para avaliação de energia incidente;
- Artigos técnicos para leitura complementar;
- Tabelas NESC;
- Planilha de estimativa de curto-circuito;
- Links para os materiais adicionais mencionados nas aulas.