Os Sistemas Inteligentes de Distribuição de Energia Elétrica referem-se à parte das redes elétricas inteligentes que correspondem ao sistema de distribuição de uma concessionária de distribuição de energia elétrica, ou seja, as linhas, chaves e transformadores que conectam a subestação da concessionária aos clientes. As linhas que passam pelas ruas e avenidas são uma parte do sistema de distribuição de energia.
Atualmente, uma característica importante para a inteligência na distribuição de energia elétrica é a detecção e resposta a interrupções. Hoje, muitas concessionárias de distribuição de energia ainda dependem de ligações telefônicas dos clientes para saber quais áreas do seu sistema de distribuição estão sendo afetadas por uma interrupção no fornecimento. Juntamente com medidores inteligentes, a inteligência de distribuição ajudará a identificar rapidamente a origem de uma interrupção para que as equipes de manutenção possam ser enviadas imediatamente para a área problemática. A resposta à interrupção de uma concessionária também pode melhorar.
A maioria das concessionárias conta com esquemas complexos de distribuição de energia e chaveamento manual para manter a energia fluindo para a maioria de seus clientes, mesmo quando as linhas de energia são danificadas e destruídas. No entanto, esta abordagem tem as suas limitações e, em muitos casos, um sistema automatizado poderia responder mais rapidamente e manter a energia fluindo para mais clientes.
Ao ter sensores que podem indicar quando partes do sistema de distribuição perderam energia e ao combinar a comutação automatizada com um sistema inteligente que determina a melhor forma de responder a uma interrupção, a energia pode ser redirecionada para a maioria dos clientes em questão de segundos, ou talvez até milissegundos. Pode até ser possível reagir com rapidez suficiente a perturbações de energia, de modo que apenas aqueles que estão na vizinhança imediata sejam afetados, enquanto a fonte de energia de outros clientes é redirecionada com rapidez suficiente para evitar qualquer interrupção na energia. Esta capacidade poderia ser o primeiro exemplo do altamente elogiado aspecto de “self-healing” (ou autoregeneração) das Redes Elétricas Inteligentes em ação.
Objetivo
Apresentar os principais conceitos envolvidos na distribuição de energia elétrica, envolvendo a modelagem e simulação. O curso é dividido em partes prática e teórica. Tanto a teoria quanto os exercícios são desenvolvidos a partir de abordagem simples, para que possam ser facilmente estendidas a situações novas e complexas. É importante destacar que o curso também compreende uma parte prática, de modo a permitir que o aluno desenvolva seus próprios estudos de análise.
Para quem é este curso
Para profissionais com curso técnico ou superior, em andamento ou completo, e com interesse voltado às áreas técnicas, científicas e regulatórias relacionadas a sistemas de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica.