Cinco passos essenciais para alcançar a segurança em instalações com atmosferas explosivas

Especialista no assunto, o engenheiro Roberval Bulgarelli listou as etapas fundamentais a serem realizadas por quem quer levar mais segurança aos equipamentos e instalações elétricas em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas


Ciclo de vida em atmosferas explosivas. Imagem: Reprodução/Roberval Bulgarelli.

As atmosferas explosivas representam um risco substancial para diversos setores de produção, como as indústria de petróleo, química, petroquímica, de alimentos, sucroalcooleira e farmacêutica. Após identificá-las, torna-se imprescindível a busca por barreiras de proteção, a fim de levar a devida segurança ao patrimônio da empresa e, principalmente, às pessoas que nela atuam e ao meio ambiente. 

Pensando nisso, listamos a seguir cinco passos considerados essenciais para alcançar a segurança em instalações com atmosferas explosivas, de acordo com informações conferidas pelo engenheiro eletricista Roberval Bulgarelli, profissional com mais de 35 anos de experiência no setor de consultoria sobre equipamentos e instalações em áreas classificadas.

O que são “atmosferas explosivas” e “áreas classificadas”? 

Primeiramente, é importante termos bem definido o que são atmosferas explosivas e o que são áreas classificadas:

Atmosferas explosivas

Atmosferas explosivas são as misturas com o ar de gases ou vapores inflamáveis, ou de poeiras ou fibras combustíveis. Após a ignição (processo ou meio que causa a combustão do material inflamável ou combustível), há a propagação autossustentada de toda a mistura (explosão). A relação entre os componentes que fazem parte de um processo de explosão pode ser observada no “triângulo da explosão”, indicado a seguir: 

Triângulo da explosão: elementos necessários para a ignição de produtos inflamáveis em uma atmosfera explosiva. Imagem: Reprodução.


Áreas classificadas

Áreas classificadas são aquelas nas quais uma atmosfera explosiva de gás inflamável ou de poeira combustível está presente. Também podem ser aquelas nas quais a ocorrência desta atmosfera é provável. Tais locais exigem requisitos específicos para as atividades de fabricação de equipamentos e para os procedimentos de montagem, inspeção, manutenção e reparo de dispositivos elétricos.

Alcançando a segurança em instalações com atmosferas explosivas

Confira a seguir os cinco passos essenciais para garantir a segurança de instalações “Ex” em locais com atmosferas explosivas. Lembrando que equipamentos que possuem a especificação “Ex” são os de segmentos elétricos, de instrumentação, de automação e de telecomunicações, como motores, tomadas, lanternas, luminárias, roteadores Wi-Fi, entre outros.

Passo 1: Classificação de áreas e projeto de equipamentos e instalações “Ex”

Para garantir a segurança de instalações com atmosferas explosivas, deve-se haver inicialmente o serviço de classificação dos locais com risco em potencial. Dessa forma, definem-se as áreas classificadas e os principais requisitos para a seleção e o projeto de equipamentos e instalações “Ex” necessários para o ambiente. 

Existem normas publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – e idênticas às respectivas diretrizes da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) – que tratam especificamente deste assunto. Uma delas dedica-se à classificação de áreas contendo gases inflamáveis (Norma ABNT NBR IEC 60079-10-1), enquanto a outra está relacionada com a identificação e classificação de áreas onde há atmosferas de poeiras explosivas (Norma ABNT NBR IEC 60079-10-2).

Classificação de áreas com risco de formação de atmosferas explosivas. Imagem: Reprodução/Roberval Bulgarelli.

Feita a classificação de áreas, são realizados os serviços de projeto. Nesta etapa, os equipamentos “Ex” a serem utilizados são especificados, selecionados e comprados, atendendo aos requisitos da norma sobre seleção, projeto e montagem de instalações “Ex”.

Projeto para áreas classificadas. Imagem: Reprodução/Roberval Bulgarelli.

Passo 2: Montagem correta de equipamentos em áreas classificadas

Após a conclusão dos serviços de identificação das áreas de risco e da elaboração do projeto e seleção dos produtos necessários, é iniciada a montagem. Lembrando que as fases posteriores à classificação de locais com atmosferas explosivas também contam com uma diretriz técnica específica, representada pela ABNT NBR IEC 60079-14 (Atmosferas explosivas – Parte 14: Projeto, seleção e montagem de instalações elétricas).

Esta norma apresenta requisitos para a seleção até mesmo de equipamentos portáteis, pessoais e manuais “Ex” que podem ser utilizados ou transportados temporariamente para o interior de ambientes contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis, com diferentes zonas, grupos ou classes de temperatura.

Montagem correta de equipamentos e instalações em áreas classificadas. Imagem: Reprodução/Roberval Bulgarelli.

Passo 3: Inspeção constante – garantindo a segurança de instalações em atmosferas explosivas

Outra etapa fundamental é a de inspeção dos equipamentos localizados em áreas classificadas. Revisões periódicas rotineiras dos dispositivos e instalações “Ex” são extremamente necessárias para garantir a segurança em atmosferas explosivas. 

Por isso, imediatamente após os serviços de montagem, é necessária a realização de inspeções iniciais detalhadas. Dessa forma, assegura-se que os equipamentos foram devidamente especificados e que as instalações foram feitas corretamente. Lembre-se de realizar frequentemente – e corretamente – as averiguações iniciais e periódicas dos equipamentos e das instalações “Ex”.

Os procedimentos e requisitos para a execução dos serviços de inspeções iniciais detalhadas e de inspeções periódicas visuais ou apuradas dos equipamentos elétricos em áreas classificadas estão indicados na Norma Técnica ABNT NBR IEC 60079-17 (Atmosferas explosivas – Parte 17: Inspeção e manutenção de instalações elétricas).

Revisões periódicas rotineiras dos equipamentos e instalações “Ex” são extremamente necessárias para garantir a segurança em atmosferas explosivas. Imagem: Reprodução.

Passo 4: Manutenção de equipamentos em áreas classificadas

Depois que uma instalação elétrica em áreas classificadas entra em operação, é preciso haver serviços contínuos de manutenção. As atividades de correção preditiva e preventiva dos equipamentos e instalações “Ex” são essenciais para que eles se mantenham funcionando de maneira íntegra, de acordo com as suas características nominais. Consequentemente, não representarão uma potencial fonte de ignição durante todo o tempo em que permanecerem instalados em locais com atmosferas explosivas.

É importante destacar que equipamentos e instalações “Ex” podem permanecer em áreas classificadas por algumas décadas, o que evidencia a necessidade da instalação de instrumentos de manutenção. A ABNT publicou uma norma específica sobre os serviços de inspeção e manutenção destes equipamentos e instalações, apresentados na ABNT NBR IEC 60079-17 (Atmosferas explosivas – Parte 17: Inspeção e manutenção de instalações elétricas).

Atividades de correção preditiva e preventiva dos equipamentos e instalações “Ex” são essenciais para que eles se mantenham funcionando de maneira íntegra em áreas classificadas. Imagem: Reprodução.

Passo 5: Recuperação de equipamentos “Ex”

Sabemos que, mesmo com inspeções e manutenções periódicas, os equipamentos elétricos instalados em áreas classificadas podem apresentar defeitos e falhas. Nestes casos, há a necessidade de executar serviços de reparo e recuperação.

A norma ABNT NBR IEC 60079-19 (Atmosferas explosivas – Parte 19: Reparo, revisão e recuperação de equipamentos), atualizada em 2020, apresenta instruções – principalmente de natureza técnica – sobre os serviços de reparo, revisão, recuperação e modificação de equipamentos utilizados em atmosferas explosivas. Nela são apresentados os métodos e procedimentos de execução dos serviços de recuperação permitidos para equipamentos “Ex”, como soldagem, metalização, deposição eletroquímica, embuchamento, costura metálica e recuperação de roscas espanadas, bem como os respectivos critérios de aceitação.

Recuperação de equipamentos elétricos instalados em áreas classificadas. Imagem: Reprodução/Roberval Bulgarelli.

Amplie seus conhecimentos!

Gostaria de se especializar nesta ou em outras áreas da engenharia elétrica? Confira todos os treinamentos disponíveis para os próximos meses, conheça a ementa completa de cada treinamento e realize sua inscrição. Todos os cursos são ministrados por profissionais da mais alta competência e com grande experiência em suas áreas de atuação. Confira mais informações clicando aqui. 

Fale com a nossa equipe!