O curso diferencia claramente quando é válida a análise transitória da análise em regime permanente para sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica. Através deste curso, os alunos aprenderão a resolver as equações diferenciais básicas de primeira e segunda ordem de forma aplicada a falhas comuns e eventos de chaveamento típicos em sistemas elétricos de potência, como curtos-circuitos, acionamento de capacitores e reatores, e energização de transformadores. Os alunos também serão capazes de executar análise transitória de falhas comuns e eventos de chaveamento usando um dos programas de simulação de transitórios eletromagnéticos mais consagrados do mundo, o PSCAD, que é disponibilizado gratuitamente em sua versão educacional pela Manitoba Hydro, do Canadá.
Objetivo
Apresentar os principais conceitos de fenômenos transitórios em sistemas elétricos de potência, envolvendo a modelagem e simulação. O curso é dividido em partes prática e teórica. Tanto a teoria quanto os exercícios são desenvolvidos a partir de abordagem simples, para que possam ser facilmente estendidas a situações novas e complexas. É importante destacar que o curso também compreende uma parte prática, de modo a permitir que o aluno desenvolva seus próprios estudos de análise.
Para quem é este curso
Este treinamento é direcionado para engenheiros e demais profissionais técnicos com interesse nas áreas técnicas, científicas e regulatórias relacionadas a sistemas de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica.
Parceria Instituto O Setor Elétrico e Universidade de São Paulo
Este treinamento é oferecido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), por meio da FDTE – Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia. Os alunos inscritos neste curso serão considerados alunos da USP, recebendo, dessa maneira, uma matrícula USP e um endereço eletrônico (email) da instituição. Será através deste email que o aluno(a) receberá o seu certificado emitido pela USP em um prazo máximo de 30 dias após o encerramento das aulas.